A Erva Mate

Saiba porque utilizar o mate

Por séculos a planta ilex paraguariensis vem sendo utilizada como fonte de energia e vitalidade. Para os índios, uma bebida oferecida pelos deuses para fortalecer os velhos guerreiros.

Hoje em dia, a ciência auxilia na comprovação da crença indígena: a erva-mate contém propriedades nutritivas benéficas para o corpo humano, com estimulantes naturais, antioxidantes, vitaminas e minerais.

E é por isso que essa planta nos inspira tanto. Deixe o mate Bonetes inspirar você também.

Benefícios do Mate

Deixe o nosso mate inspirar você

Muito nutritivo

A erva-mate contém proporção elevada de vitamina E que é importante nas funções sexuais, e também para a pele. Nela também contém vitaminas do complexo B, C e D. Em sua composição encontra-se: cálcio, magnésio, sódio, flúor, ferro, potássio, manganês, entre outros. Ou seja, quase um alimento completo em forma de bebida.

Ação estética

A erva-mate além de ser um estimulante mental e muscular devido à cafeína, auxilia no aumento do metabolismo e no gasto calórico, que ocasiona na perda de peso, junto com a ação dos antioxidantes que combatem o envelhecimento celular.

Ótimo para o coração

O mate tem ação vasodilatadora e hipolipemiante. Ou seja, ajuda na redução dos níveis de colesterol ruim, auxiliando na prevenção de doenças cardíacas e vasculares.

Digestivo e diurético

Facilita a digestão, favorecendo a evacuação e ajuda no funcionamento dos rins, tendo ação diurética e sendo ótimo para quem tem problemas de retenção de líquidos.

Plantação

No Planalto Norte Catarinense encontra-se a melhor matéria-prima de ervais nativos, pois é uma região muito rica, com clima e solo apropriado para o cresicmento da planta. A região tem pequenos e médios produtores que ajudam no abastecimento da indústria, transmitindo a confiança e a qualidade que precisamos. Em nos nossos ervais a colheita é realizada durante o ano todo e recebe todos os cuidados necessários.

Na Indústria

Recebimento

Ao ser recebida, a erva em folha passa por uma avaliação do Controle de Qualidade para que a matéria-prima esteja dentro das especificações de recebimento da Bonetes.

Secador

Assim que aprovada, a folha de erva mate passa pela desidratação, onde é retirada toda sua umidade, por meio de um sistema de sapeco e secagem à lenha, garantindo a qualidade nesta etapa da produção. Com isso, ela se torna uma matéria prima pré-elaborada, denominada erva cancheada.

Soque

Em seguida, é destinada ao soque para que seja moída, e as folhas transformam-se no verde vivo do nosso tradicional chimarrão Charme e Pantanal.

Armazenamento

Pode também ser destinada à sua preparação ao mercado externo, onde necessita ser armazenada para um descanso da folha entre 1 e 2 anos, ficando com aspecto amarelado.

Empacotamento

O último passo é ser empacotada, atualmente contamos com 5 máquinas e uma expedição climatizada para melhor condicionamento do seu chimarrão.

Laboratório

Estamos alerta em todos os detalhes do processo para obter qualidade superior, com matéria-prima selecionada e inspecionada pelo nosso Controle de Qualidade durante todas as etapas de produção.